BLOGANDO IDEIAS

Este espaço é um pedaço de mim. Um cantinho onde eu posto minhas reflexões voltadas ao uso significativo da Tecnologia na Educação mas, também, onde sem pretensão, organizo minhas ideias e compartilho minha maneira de pensar.

30 janeiro 2006

Diariamente, tecnologia...

É impressionante como a tecnologia se faz presente de maneira tão intensa em nossa vida. Desde o momento em que levantamos ou melhor, até quando estamos dormindo fazemos uso dela. É possível, sem pensar muito, citar inúmeros recursos tecnológicos que utilizamos desde o momento que acordamos até nos dirigirmos ao trabalho. Que tal tentarmos? O vaso sanitário, a escova de dentes, o creme dental, a xícara, a roupa que vestimos, a chave, a porta que abrimos, o ônibus ou o automóvel que utilizamos... Tenho certeza que muita coisa ficou para trás, impossível lembrar e citar tudo. Não é diferente quando nos referimos à mídia. Muitas vezes estamos tão acostumados à ela que nem se quer percebemos que a estamos utilizando; lemos as notícias do jornal, acessamos nosso e-mail, conferimos a bula de um remédio, assistimos o noticiário matinal; na rua, observamos o outdoor, o panfleto de propaganda de um lava car. Através destes exemplos é possível afirmar que a tecnologia e a mídia estão inseridas em nossas vidas, é impossível ignorá-las, devemos sim, fazer uso de todos estes recursos de maneira saudável, de forma que eles venham suprir nossas necessidades familiares, educacionais, culturais, técnicas, melhorando assim nossa qualidade de vida.

15 janeiro 2006

Cultuar o hábito da leitura

Segundo Rosana Martins de Souza Araújo, "...ler é adentrar outros mundos possíveis. É questionar a realidade para compreendê-la melhor, é distanciar-se do texto e assumir uma postura crítica frente ao que de fato se diz e ao que se quer dizer, é assumir a cidadania no mundo da cultura escrita".
Através da leitura é possível enriquecer o vocabulário, escrever melhor, desenvolver o senso crítico além de conhecer lugares e novas culturas sem precisar, se quer, sair do lugar. A leitura "bem feita" é um exercício interior capaz de colocar em ação os sentimentos, a imaginação, a memória; é capaz de envolver o leitor em um mundo desconhecido e aproximá-lo daquilo que, com os olhos, não se pode ver.Infelizmente, o hábito da leitura ainda é algo distante da realidade de muitos, ela é vista como algo que exige sacrifício, o que na maioria das vezes, se dá em virtude da maneira com que a leitura foi apresentada à criança no início de sua vida escolar. Assim, para muitos, produzir textos e interpretá-los acaba se tornando um desafio que não se tem certeza se será vencido.
Enfatizo nesta reflexão a necessidade de aguçar e cultuar em nossos alunos o hábito da leitura. Para isso, é importante criar métodos inovadores que apresentem a leitura de maneira atraente e convidativa pois, além da leitura auxiliar no processo de desenvolvimento da criticidade, capacidade de interpretação, oralidade, argumentação, ela também proporciona momentos de prazer, afinal, quem lê viaja...

13 janeiro 2006

Arriscar-se...

A Internet pode auxiliar muito dentro e fora de sala de aula, no entanto, é importante que o professor esteja consciente de que o primeiro passo é a sua própria inclusão digital. Para que isso se efetive, nada melhor do que explorar os inúmeros recursos que a internet dispõe. Isso pode se iniciar de maneira prazerosa e divertida. Ao pesquisar jogos, explorar softwares, fazer parte de ambientes de interação e comunicação, por exemplo, o professor tem a oportunidade de descobrir e também estabelecer um contato mais próximo com os espaços da Web, o que será fundamental, pois só depois de estabelecido este contato que o professor perceberá que possui em suas mãos um rico recurso, capaz de proporcionar pesquisa, interação e publicação das produções realizadas em sala de aula. Sabe-se que crianças e adolescentes estão invadindo a web através dos blogs e fotologs. Assim, o professor tem ao seu dispor uma oportunidade de se aproximar de seus alunos. Que tal tomá-los como ponto de partida e criar um blog para relatar as experiências vividas em sala de aula? Estes recursos estão disponíveis gratuitamente na web. Fazendo isso, professor e alunos criarão um vínculo além da sala de aula e poderão, inclusive, compartilhar experiências, por que não? Aprender juntos...Deixar-se envolver pelas tecnologias que atualmente dispomos é, sem dúvida, um doce desafio. Estes estão a nosso dispor para serem utilizados e servirem como ferramenta de incentivo e motivação para nossos alunos tornando o processo ensino-aprendizagem ainda mais rico e prazeroso. Professor e aluno devem permitir essa construção juntos. É preciso, no entanto, dar o primeiro passo e arriscar-se...