BLOGANDO IDEIAS

Este espaço é um pedaço de mim. Um cantinho onde eu posto minhas reflexões voltadas ao uso significativo da Tecnologia na Educação mas, também, onde sem pretensão, organizo minhas ideias e compartilho minha maneira de pensar.

15 janeiro 2006

Cultuar o hábito da leitura

Segundo Rosana Martins de Souza Araújo, "...ler é adentrar outros mundos possíveis. É questionar a realidade para compreendê-la melhor, é distanciar-se do texto e assumir uma postura crítica frente ao que de fato se diz e ao que se quer dizer, é assumir a cidadania no mundo da cultura escrita".
Através da leitura é possível enriquecer o vocabulário, escrever melhor, desenvolver o senso crítico além de conhecer lugares e novas culturas sem precisar, se quer, sair do lugar. A leitura "bem feita" é um exercício interior capaz de colocar em ação os sentimentos, a imaginação, a memória; é capaz de envolver o leitor em um mundo desconhecido e aproximá-lo daquilo que, com os olhos, não se pode ver.Infelizmente, o hábito da leitura ainda é algo distante da realidade de muitos, ela é vista como algo que exige sacrifício, o que na maioria das vezes, se dá em virtude da maneira com que a leitura foi apresentada à criança no início de sua vida escolar. Assim, para muitos, produzir textos e interpretá-los acaba se tornando um desafio que não se tem certeza se será vencido.
Enfatizo nesta reflexão a necessidade de aguçar e cultuar em nossos alunos o hábito da leitura. Para isso, é importante criar métodos inovadores que apresentem a leitura de maneira atraente e convidativa pois, além da leitura auxiliar no processo de desenvolvimento da criticidade, capacidade de interpretação, oralidade, argumentação, ela também proporciona momentos de prazer, afinal, quem lê viaja...

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá menina. Recebi seu cadastro e para que ele fique confimado, peço que vc.coloque o selo da cdb em seu blog. Assim que o fizer eu irei linkar seu blog e avisar os integrantes de sua entrada. Beijinhos fadais.

Anônimo disse...

Olá Joseane, parabéns por seu blog ele é muito interessante e seja bem vinda à CDB.

Vale lembrar que a leitura nos dá melhores chances de na velhice não termos doenças degenerativas como o mal de alzheimer.

Conheça o meu espaço.

Anônimo disse...

Ola, vim lhe dar as boas vindas à cdb. Acho seu blog interessante e quanto à leitura, gosto muito de ler e acho-a um momento de prazer. Detalhe: quando andava na escola eu nao gostava de ler, pois achava que era uma coisa imposta, depois comecei a escolher meus livros e descobrir os estilos que mais me agradavam. Foi ai que descobri o prazer da leitura.
Uma boa semana para si.

Anônimo disse...

Oi Joseane!
Prazer te encontrar aqui também na comunidade do blog. Pelo jeito você foi seguindo as dicas que deixei no Portal POIE ou estou enganada???
Abraços!

Anônimo disse...

Segui sim Marli!
Adoro acessar o POIE! Estou aprendendo muito com as dicas que sempre encontro por lá!
Conte comigo, tah?
abraçus

Anônimo disse...

Olá tudo bem? Sou membro da CDB e vim lhe dar as boas vinda. Adorei conhecer o seu blog e a forma que vc escreve, nos cativa do inicio ao fim. Eu amo ler assim como também gosto da escrita. Bom inicio de semana. Beijos

Anônimo disse...

Por que nao:)

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]La mejor web sobre ganar dinero[/b]
Hemos encontrado la mejor guia en internet de como ganar dinero desde casa. Como fue de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

Anônimo disse...

imparato molto