Falar em dependência das inovações tecnológicas na atualidade e refletir sobre ela é fundamental. A cada dia que passa e sem que, muitas vezes percebamos, a tecnologia vem se fazendo presente em nossa vida facilitando nossos afazeres diários, contribuindo com nossa qualidade de vida e com o nosso trabalho.
No trabalho docente não poderia ser diferente. Em meio ao envolvimento das crianças, dos jovens e adolescentes com os aparatos tecnológicos encontram-se muitos professores despreparados e ainda, resistentes a tecnologia. Este diferencial é, sem dúvida, desfavorável para o professor pois, professores e alunos vão tornando-se distantes o que pode dificultar o processo ensino-aprendizagem por conta das aulas tradicionais e desmotivadoras.
É importante que os profissionais da educação se envolvam no processo de adequação dos recursos tecnológicos, não somente, adequação técnica mas, principalmente pedagógica, buscando conhecer os recursos que a escola possui e refletindo sobre a utilização pedagógica dos mesmos.
Cabe ainda, às Instituições de Ensino a promoção de discussões buscando envolver toda a comunidade escolar em práticas pedagógicas significativas fazendo uso de recursos tecnológicos.
Em relação especificamente a utilização do audiovisual vale ressaltar que, como qualquer outro recurso tecnológico, necessita de um planejamento sério e responsável. Sabe-se que muitas vezes esses recursos são utilizados para distrair os alunos quando um determinado professor falta ou nas famosas aulas adiantadas, diminuindo o valor significativo deste importante recurso na prática pedagógica.
9 comentários:
Realmente é muito importante que a escola promova ações para que todos se envolvam no uso dos recursos tecnologicos!
Parabéns pela reflexão!
um abraço
Vanessa
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/
Olá Josiane,
Você está certa, mas só resistimos ao desconhecido.
Que equipe pedagógica? Aqui há escolas onde o coordenador pedagógico é figura rara. É necessário investir seriamente na gestão escolar. Enquanto gestão estiver ligada à política, não vejo solução. Entendo escola com gestão compartilhada e participativa sem jogo de interesses.
Tenho 31 anos de magistério e só vejo as coisas piorarem.
O professor é mais uma vítima.
Abraços.
Sou professora de uma escola estadual do interior de Pernambuco e gostaria de fazer-lhe um convite:
Visite o site da minha turma de Educação de Jovens e Adultos (www.terceirafase.gigafoto.com.br) e, por favor, comente o nosso projeto. Desde o ano passado estamos trabalhando com tecnologias de informação e comunicação, a fim de possibilitar uma maior inclusão digital, tornar os alunos leitores e escritores, além de tornar as aulas mais atrativas. Neste ano, estamos trabalhando com Jornal, inclusive, você poderá assistir ao vídeo produzido pela turma.
Quando vi seu e-mail na revista Nova Escola, tive a idéia de fazer tal convite, porque seu comentário será uma guinada na auto-estima dos meus alunos e na minha também.
Cordialmente, Professora Silvânia.
E lá vem atualizações...
bjo
Feliz Ano Novo, Joseane!
Não abandone o blog.
Abraços.
Olá!
Acabei de ler a reportagem sobre seu blog, na revista Nova Escola, parabéns.
Fico feliz por você, feliz por fazer parte dele, quando venho aqui, leio, comento e uso algumas das dicas dadas.
Gostaria de que você visitasse o blog dos meus alunos (www.terceirafase.gigafoto.com.br) e deixasse lá seu comentário a respeito do nosso trabalho.
Esperamos sua visita.
Forte abraço
Oie, passei pra avisar que seu blog foi um dos blogs escolhidos por mim para a campanha da amizade. Passe no meu blog e leia o depoimento tá!? Bjinhuxxxxxxxx
Adorei o seu espaço!!!
Aparece lá no meu!!!
Beijinhos
Gostei muito do Assunto ora exposto, e vejo que é com esta iniciativa que nos Educadores daremos os primeiros passos para uma Nova Educação (Escola), pois sem as tecnologias com certeza pararíamos no tempo.
Postar um comentário