BLOGANDO IDEIAS

Este espaço é um pedaço de mim. Um cantinho onde eu posto minhas reflexões voltadas ao uso significativo da Tecnologia na Educação mas, também, onde sem pretensão, organizo minhas ideias e compartilho minha maneira de pensar.

12 novembro 2009

Como usar as mídias na escola

A utilização das Mídias na Educação independente da proposta ou dos envolvidos deve estar pautada em um planejamento sério e cuidadoso. Engana-se o educador que utiliza as mídias por obrigação ou modismo. O simples ato de fazer uso de uma mídia pedagogicamente não resulta no repasse satisfatório de um conteúdo ou no despertar do interesse dos envolvidos.

As mídias devem ser utilizadas na educação porém, o professor deve ter claro que esta utilização deve partir da necessidade, da clareza de que este ou aquele recurso poderão, de fato, contribuir satisfatoriamente, com o desenvolvimento de uma determinada aula e/ou repasse de um conteúdo.

Segundo MORAN (2007) “A transmissão de informação é a tarefa mais fácil e onde as tecnologias podem ajudar o professor a facilitar o seu trabalho (...). O aluno nem precisa ir a escola para buscar as informações. Mas para interpretá-las, relacioná-las, hierarquizá-las, contextualizá-las, só as tecnologias não serão suficientes. O professor o ajudará a questionar, a procurar novos ângulos, a relativizar dados, a tirar conclusões”. A utilização das mídias pode contribuir com o movimento dialógico em sala de aula, porém, a presença e a ação do professor como mediador deste processo é indispensável pois é ele que irá orientar e instigar o aluno para a busca da aprendizagem e para que esta ocorra de forma satisfatória. Neste processo, o professor não pode ignorar a carga trazida pelo aluno; suas experiências de vida, seus problemas, sua realidade, enfim, suas vivências, as quais, são diferenciadas, heterogêneas. O professor deve sim, buscar e incorporar, de forma criteriosa, abordagens do cotidiano em suas aulas.

MORAN, José Manuel Moran. As mídias na educação Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2009.

3 comentários:

Guilherme da Luz disse...

Olá Joseane, tudo bem? Eu sou o Guilherme do site Faculdade.net e SeguroAuto.org (Com dicas de direção) Temos uma amiga em comum, a Marli do Blogosfera da Marli :) Clicando nos links do site dela que acabei conhecendo o seu Blogando Ideias. Aplaudo os seus artigos voltado a educacao e midias sociais. Adorei o conteudo do seu site e adoraria colaborar com a criacao de um texto original para o seu site ou ate realizar alguma parceria e premiar os seus leitores com um livro educativo.

Parabéns e continue escrevendo com muito sucesso.

aguardo seu contato.

Um abraço,


Guilherme da Luz

Alessandra Pedro disse...

Prezado(a),

Gostariamos de solicitar que seja divulgado em seu blog informações sobre a 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, um projeto voltado aos professores e alunos de todo o Brasil.

4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.
A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.
A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional. A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro.
A ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

Calendário da 4ª ONHB
Inscrições e pagamento dos boletos: de 01/06/2012 a 10/08/2012.
Primeira fase: inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.
Segunda fase: inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.
Terceira fase: inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.
Quarta fase: inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.
Quinta fase: inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.
Grande Final Presencial: Prova: 20/10/2012
Cerimônia de Premiação: 21/10/2012

Inscrições no site: www.mc.unicamp.br


Atenciosamente
Alessandra Pedro
Coordenadora Associada Olimpíada Nacional em História do Brasil
Museu Exploratório de Ciências
Caixa Postal 6025
UNIVERSIDADE ESTADUAL D E CAMPINAS (UNICAMP)
Cidade Universitária Zeferino Vaz
13083-970 - Campinas – SP
Brasil

wasup dude disse...

Saudações Jô,

Não deves lembrar de mim, eu sou o "metrinho" do blogalizeme onde já passaste blogalizeme.blogspot.pt/2006/03/desconcertante.html - curioso em refrescar velhos contactos andei cuscando e cá vim parar. Ironicamente estás a falar de uma área que estou a trabalhar neste momento de forma autodidata, e desde já tem sido muito compensador. Antigamente só escrevia uns poemas muito disconexos, agora (mais ou menos 6 anos) começei a embranhar nas plataformas virtuais e depois a produção video (todo o trabalho inerente incluido). Já fiz palestras online e live no mundo 3D, dei aulas, workshops tudo relacionado com educação, ensino e video arte composição :). Sim, tens razão em mencionar a arte de ser professor e inovar. Os alunos muitas vezes necessitam sólidas bases de motivação, na produção media "encontrei a minha praia" :).

deixo-te o link do meu ultimo video para tua apreciação http://www.youtube.com/watch?v=tR-IeezEtqU&hd=1&wide

Assim como o link do meu webfolio http://www.behance.net/gallery/Collection-of-my-Honors/2449383 no intuito de me disponibilizar para qualquer ajudazinha que possas necessitar. Desde já grato.

Cmps