As mídias devem ser utilizadas na educação porém, o professor deve ter claro que esta utilização deve partir da necessidade, da clareza de que este ou aquele recurso poderão, de fato, contribuir satisfatoriamente, com o desenvolvimento de uma determinada aula e/ou repasse de um conteúdo.
Segundo MORAN (2007) “A transmissão de informação é a tarefa mais fácil e onde as tecnologias podem ajudar o professor a facilitar o seu trabalho (...). O aluno nem precisa ir a escola para buscar as informações. Mas para interpretá-las, relacioná-las, hierarquizá-las, contextualizá-las, só as tecnologias não serão suficientes. O professor o ajudará a questionar, a procurar novos ângulos, a relativizar dados, a tirar conclusões”. A utilização das mídias pode contribuir com o movimento dialógico em sala de aula, porém, a presença e a ação do professor como mediador deste processo é indispensável pois é ele que irá orientar e instigar o aluno para a busca da aprendizagem e para que esta ocorra de forma satisfatória. Neste processo, o professor não pode ignorar a carga trazida pelo aluno; suas experiências de vida, seus problemas, sua realidade, enfim, suas vivências, as quais, são diferenciadas, heterogêneas. O professor deve sim, buscar e incorporar, de forma criteriosa, abordagens do cotidiano em suas aulas.
2 comentários:
Olá Joseane, tudo bem? Eu sou o Guilherme do site Faculdade.net e SeguroAuto.org (Com dicas de direção) Temos uma amiga em comum, a Marli do Blogosfera da Marli :) Clicando nos links do site dela que acabei conhecendo o seu Blogando Ideias. Aplaudo os seus artigos voltado a educacao e midias sociais. Adorei o conteudo do seu site e adoraria colaborar com a criacao de um texto original para o seu site ou ate realizar alguma parceria e premiar os seus leitores com um livro educativo.
Parabéns e continue escrevendo com muito sucesso.
aguardo seu contato.
Um abraço,
Guilherme da Luz
Saudações Jô,
Não deves lembrar de mim, eu sou o "metrinho" do blogalizeme onde já passaste blogalizeme.blogspot.pt/2006/03/desconcertante.html - curioso em refrescar velhos contactos andei cuscando e cá vim parar. Ironicamente estás a falar de uma área que estou a trabalhar neste momento de forma autodidata, e desde já tem sido muito compensador. Antigamente só escrevia uns poemas muito disconexos, agora (mais ou menos 6 anos) começei a embranhar nas plataformas virtuais e depois a produção video (todo o trabalho inerente incluido). Já fiz palestras online e live no mundo 3D, dei aulas, workshops tudo relacionado com educação, ensino e video arte composição :). Sim, tens razão em mencionar a arte de ser professor e inovar. Os alunos muitas vezes necessitam sólidas bases de motivação, na produção media "encontrei a minha praia" :).
deixo-te o link do meu ultimo video para tua apreciação http://www.youtube.com/watch?v=tR-IeezEtqU&hd=1&wide
Assim como o link do meu webfolio http://www.behance.net/gallery/Collection-of-my-Honors/2449383 no intuito de me disponibilizar para qualquer ajudazinha que possas necessitar. Desde já grato.
Cmps
Postar um comentário