BLOGANDO IDEIAS

Este espaço é um pedaço de mim. Um cantinho onde eu posto minhas reflexões voltadas ao uso significativo da Tecnologia na Educação mas, também, onde sem pretensão, organizo minhas ideias e compartilho minha maneira de pensar.

16 fevereiro 2006

Dinamizando o ensino através do Podcast

Envolver os alunos a assuntos que não chamam sua atenção em sala de aula é um desafio que o professor enfrenta diariamente. Sobrecarregar os alunos com fórmulas, longos questionários e o tão conhecido “decoreba” são situações que sufocam e desestimulam os alunos, já que estes, estão atualmente encantados com o mundo virtual, com jogos eletrônicos e de RPG, com as facilidades e as novidades do mundo moderno. Mais do que se preocupar com os conteúdos que devem ser apresentados para os alunos, o professor deve se preocupar com a forma que irá fazer isso. É, de certa forma incoerente, fazer uso de uma lousa se o aluno passa horas em frente a um computador conhecendo o mundo através da Internet. Assim, é preciso envolver os alunos criando situações de produção, interação e publicação sem que isso seja uma carga pesada a ser carregada.

Atualmente inúmeros recursos despontam facilitando este processo. Dentre eles, o podcast vem chamando a atenção de estudiosos. Este, possibilita que arquivos em áudio sejam publicados na Internet e também, que outras pessoas interajam criando comunidades virtuais na Web. O podcast vem ganhando uma especial atenção pelo potencial e excelentes resultados observados em diversas áreas, inclusive na área educacional, são professores e alunos que colocam suas vozes na web aprendendo e ensinando de maneira divertida e estimuladora. É possível citar programas /projetos de sucesso na Educação, um deles, que merece destaque é o EscolaBR (site do professor Eziquiel Menta) que além de produzir o próprio programa também, juntamente com outros parceiros, disponibilizam através do Projeto Podescola, espaço para que qualquer professor, interessado em realizar um projeto em sua escola, possa obter o seu espaço gratuitamente.

Existem inúmeras possibilidades de aplicação deste recurso em sala de aula, no entanto, é importante que o professor esteja disposto a enfrentar novos desafios possibilitando a produção colaborativa o que sem dúvida, trará como fruto o crescimento mútuo. Testar o equipamento a ser utilizado, escolher um editor de áudio e descobrir as possibilidade que ele oferece, planejar detalhadamente o seu projeto são alguns passos necessários e que devem ser seguidos antes de propor um projeto com o podcast na escola. Fazendo uso do podcast é possível criar uma rádio em sua escola, um momento literário (utilizando produções de poesias, crônicas, etc.), um espaço artístico (descobrindo talentos musicais) e tudo o que a sua imaginação e a de seus alunos permitirem.

Propor um trabalho com Podcast em uma escola pode surpreender e os resultados podem ser percebidos rapidamente. Os alunos sentem-se motivados e mais valorizados e se dedicam em suas produções pois sabem que estas serão publicadas na Web, além disso desenvolvem a oralidade, a escrita e também o relacionamento interpessoal, já que através de comentários eles podem interagir uns com os outros.

Fazer uso do Podcast na Educação é um doce desafio! Desafio que permite que professor e aluno criem um vínculo, e este é, sem dúvida, fundamental na construção do conhecimento.

16 comentários:

Sindy disse...

Olá Joseane!
Adorei seu blog! Rico em conteúdo! Gostaria de saber como se faz aquela barra de links (se é assim que se chama)para os posts: principal, projeto, ...
Estou tentando criar um blog novo e gostei desta estrutura. Aguardo sua dica!
Abçs
Sintian
sschmidt@caxias.rs.gov.br

Vinicius Factum disse...

Oi, Joseane!
Ah, muito legal o seu espaço... Como vc disse, tá faltando atualizar, mas temm uito material para consulta ainda.
Um beijo,
Vinicius S Factum
PS. Apareça sempre

Cecilia disse...

Oi, que bom que gostou do meu blog, e adorei o seu espaço aqui, ate porque estou pensando em fazer pedagogia...Um abraço e volte sempre no conhecimento e cia!!

Mestrinho disse...

Olá Jô.. É uma idéia no minimo. brilhante. Os podcasts são o complemento do que comentei aqui http://br.groups.yahoo.com/group/comunidadedoblog/message/3007 onde está um exemplo meu não só abrangente ao ensino, mas como um óptimo, meio para um fim. Realmente o RSS Feed e o Atom são dois grandes suportes para os novos meios de comunicação.. Ver uma noticia actualizada sem ter de abrir a página é brilhante.. Ainda mais quando podes ser avisada num determinado parametro que tu defines.. É uma forma de comunicar muito dinâmica o que aperfeiçoa a capacidade intelectual que qualquer um. Para quem usa fielmente a informática como um meio de conhecimento (e estamos a falar do mundo de informação que lá existe dentro) esta é uma das maiores manifestações na internet... Um já não sou do tempo dessas tecnologias.. eu para aprender tive mesmo de cursar e não foi pouco..
E isso tudo que reforço nas tuas palavras é um voto de um bem haja.
excelente blog que tens.. Um bjo,

Thiago disse...

Realmente a cada dia que passa a tecnologia se infiltra no aprendizado se tornando uma eficaz maneira de ensino. Crianças que estão crescendo na era da tecnologia tem essa necessidade de estudar com os aparelhos com que estão acostumados a lidar no dia-a-dia, tornando o aprender mais fácil.
Beijos, Jo. Continue assim !

Márcia disse...

Nossa, perfeito esse seu texto. Eu tenho uma filha adolescente e sei bem o q isso quer dizer. Enfrento grandes dificuldades c/ ela na escola justa/te por não ter paciência d ficar assistindo aulas monótonas, defronte a uma lousa, não tem paciência p/a decoarar, etc. Já questionei muito isso na esocla dela, a necessidade mais aulas estimulantes p/a acompanhar a nova juventude, mas ainda é difícil. Os professores e escolas estão muito atrás do avanço tecnológico das crianças e adolescentes. Valeu. até colei, se me permite p/a enviar a um parente dono de escola. Um abraço.

Joseane disse...

Oi Márcia!
Que bom que gostou!
É isso aí! Precisamos discutir, refletir e propor situações prazerosas de aprendizado... Vamos que vamos, né?

bjo, obrigada pela visita...

Andrea Toledo disse...

Ei Joseane! Faço parte do grupo Blogs Educativos no Yahoo e tive o prazer de ler sua poesia sobre blogueiros. Adorei e resolvi lhe prestar uma homenagem colocando-a no meu blog http://andreatoledo.zip.net Espero que não se importe. Um forte abraço. Parabéns pelo Blog e por sua "veia poeta".

Joseane Piechnicki disse...

Puxa Andrea!
Agradeço a homenagem!
Às vezes brinco com as palavras, quem dera um dia ser uma poetisa...rs
bjo no coração!
Prazer enorme conhecê-la!!!

Mestrinho disse...

Olá, vim cá ver novidades.. Mas deixo um bjo. Boa semana

m disse...

Muito interessante seu blog. Legal a sua visão sobre o Podcast. Mas eu discordo de uma coisa... Alunos e professores sempre tiveram vínculos, e não acho preciso tecnologia pra uni-los. Acho q devemos unir a tecnologia ao conhecimento, e não substituí-la. Tenho medo que um dia usem essas desculpas para se dizer: não precisamos mais de professores...
Mas entendi seu ponto de vista, e concordo num ponto: que matavilha essas coisas né? Queroum Pod Cast PRA mim! bjos

Joseane Piechnicki disse...

Olá M! rsrsrs
O vínculo a que me referi no post diz respeito a um vínculo virtual. Quando eu citei isso pensei na grande parte do tempo que nossos alunos passam em frente a Internet. Eu penso que o vínculo virtual jamais substituirá o real assim como os professores jamais serão substituídos por máquinas ou simples recursos tecnológicos.
Viva a tecnologia! Mas antes de tudo, viva o ser humano! ;o)

Dra. Danielamann disse...

Também concordo com o José e espero não me enganar!!!
Parabéns pelo espaço e pelos textos tão interessantes!
Um abraço amigo,
Daniela Mann

Dra. Danielamann disse...

AH AH AH AH AH
Você é a Jose!!!!
Nesse caso estou concordando consigo! Pois eu não tinha entendido,porque o comentário até estava em sintonia com o artigo mas agora após pesquisar mais um pouco o seu blog é que percebi que o comentário é mesmo seu!
AH AH AH AH
Beijinhos

joseane disse...

;o)))))
Sem problemas!
Prazer em tê-la em meu blog!
Acabei de visitar o seu espaço... Muito bacana, pretendo voltar e explorá-lo com mais calma.

bjo no coração...

Gládis Leal dos Santos disse...

Olá Joseane,

Gosto muito deste seu blog, muitas inforamções e novidades. Falando em pod cast, estamos preparando o segundo programa da Rádio Web de nossa escola.Os alunos estão muito motivados com o projeto.

http://caicmariano.podomatic.com

Bjus
Gládis