BLOGANDO IDEIAS

Este espaço é um pedaço de mim. Um cantinho onde eu posto minhas reflexões voltadas ao uso significativo da Tecnologia na Educação mas, também, onde sem pretensão, organizo minhas ideias e compartilho minha maneira de pensar.

16 fevereiro 2006

Dinamizando o ensino através do Podcast

Envolver os alunos a assuntos que não chamam sua atenção em sala de aula é um desafio que o professor enfrenta diariamente. Sobrecarregar os alunos com fórmulas, longos questionários e o tão conhecido “decoreba” são situações que sufocam e desestimulam os alunos, já que estes, estão atualmente encantados com o mundo virtual, com jogos eletrônicos e de RPG, com as facilidades e as novidades do mundo moderno. Mais do que se preocupar com os conteúdos que devem ser apresentados para os alunos, o professor deve se preocupar com a forma que irá fazer isso. É, de certa forma incoerente, fazer uso de uma lousa se o aluno passa horas em frente a um computador conhecendo o mundo através da Internet. Assim, é preciso envolver os alunos criando situações de produção, interação e publicação sem que isso seja uma carga pesada a ser carregada.

Atualmente inúmeros recursos despontam facilitando este processo. Dentre eles, o podcast vem chamando a atenção de estudiosos. Este, possibilita que arquivos em áudio sejam publicados na Internet e também, que outras pessoas interajam criando comunidades virtuais na Web. O podcast vem ganhando uma especial atenção pelo potencial e excelentes resultados observados em diversas áreas, inclusive na área educacional, são professores e alunos que colocam suas vozes na web aprendendo e ensinando de maneira divertida e estimuladora. É possível citar programas /projetos de sucesso na Educação, um deles, que merece destaque é o EscolaBR (site do professor Eziquiel Menta) que além de produzir o próprio programa também, juntamente com outros parceiros, disponibilizam através do Projeto Podescola, espaço para que qualquer professor, interessado em realizar um projeto em sua escola, possa obter o seu espaço gratuitamente.

Existem inúmeras possibilidades de aplicação deste recurso em sala de aula, no entanto, é importante que o professor esteja disposto a enfrentar novos desafios possibilitando a produção colaborativa o que sem dúvida, trará como fruto o crescimento mútuo. Testar o equipamento a ser utilizado, escolher um editor de áudio e descobrir as possibilidade que ele oferece, planejar detalhadamente o seu projeto são alguns passos necessários e que devem ser seguidos antes de propor um projeto com o podcast na escola. Fazendo uso do podcast é possível criar uma rádio em sua escola, um momento literário (utilizando produções de poesias, crônicas, etc.), um espaço artístico (descobrindo talentos musicais) e tudo o que a sua imaginação e a de seus alunos permitirem.

Propor um trabalho com Podcast em uma escola pode surpreender e os resultados podem ser percebidos rapidamente. Os alunos sentem-se motivados e mais valorizados e se dedicam em suas produções pois sabem que estas serão publicadas na Web, além disso desenvolvem a oralidade, a escrita e também o relacionamento interpessoal, já que através de comentários eles podem interagir uns com os outros.

Fazer uso do Podcast na Educação é um doce desafio! Desafio que permite que professor e aluno criem um vínculo, e este é, sem dúvida, fundamental na construção do conhecimento.

15 comentários:

Sindy disse...

Olá Joseane!
Adorei seu blog! Rico em conteúdo! Gostaria de saber como se faz aquela barra de links (se é assim que se chama)para os posts: principal, projeto, ...
Estou tentando criar um blog novo e gostei desta estrutura. Aguardo sua dica!
Abçs
Sintian
sschmidt@caxias.rs.gov.br

Unknown disse...

Oi, Joseane!
Ah, muito legal o seu espaço... Como vc disse, tá faltando atualizar, mas temm uito material para consulta ainda.
Um beijo,
Vinicius S Factum
PS. Apareça sempre

Anônimo disse...

Oi, que bom que gostou do meu blog, e adorei o seu espaço aqui, ate porque estou pensando em fazer pedagogia...Um abraço e volte sempre no conhecimento e cia!!

André L disse...

Olá Jô.. É uma idéia no minimo. brilhante. Os podcasts são o complemento do que comentei aqui http://br.groups.yahoo.com/group/comunidadedoblog/message/3007 onde está um exemplo meu não só abrangente ao ensino, mas como um óptimo, meio para um fim. Realmente o RSS Feed e o Atom são dois grandes suportes para os novos meios de comunicação.. Ver uma noticia actualizada sem ter de abrir a página é brilhante.. Ainda mais quando podes ser avisada num determinado parametro que tu defines.. É uma forma de comunicar muito dinâmica o que aperfeiçoa a capacidade intelectual que qualquer um. Para quem usa fielmente a informática como um meio de conhecimento (e estamos a falar do mundo de informação que lá existe dentro) esta é uma das maiores manifestações na internet... Um já não sou do tempo dessas tecnologias.. eu para aprender tive mesmo de cursar e não foi pouco..
E isso tudo que reforço nas tuas palavras é um voto de um bem haja.
excelente blog que tens.. Um bjo,

Anônimo disse...

Nossa, perfeito esse seu texto. Eu tenho uma filha adolescente e sei bem o q isso quer dizer. Enfrento grandes dificuldades c/ ela na escola justa/te por não ter paciência d ficar assistindo aulas monótonas, defronte a uma lousa, não tem paciência p/a decoarar, etc. Já questionei muito isso na esocla dela, a necessidade mais aulas estimulantes p/a acompanhar a nova juventude, mas ainda é difícil. Os professores e escolas estão muito atrás do avanço tecnológico das crianças e adolescentes. Valeu. até colei, se me permite p/a enviar a um parente dono de escola. Um abraço.

Anônimo disse...

Oi Márcia!
Que bom que gostou!
É isso aí! Precisamos discutir, refletir e propor situações prazerosas de aprendizado... Vamos que vamos, né?

bjo, obrigada pela visita...

Andrea Toledo disse...

Ei Joseane! Faço parte do grupo Blogs Educativos no Yahoo e tive o prazer de ler sua poesia sobre blogueiros. Adorei e resolvi lhe prestar uma homenagem colocando-a no meu blog http://andreatoledo.zip.net Espero que não se importe. Um forte abraço. Parabéns pelo Blog e por sua "veia poeta".

Joseane Piechnicki disse...

Puxa Andrea!
Agradeço a homenagem!
Às vezes brinco com as palavras, quem dera um dia ser uma poetisa...rs
bjo no coração!
Prazer enorme conhecê-la!!!

André L disse...

Olá, vim cá ver novidades.. Mas deixo um bjo. Boa semana

Anônimo disse...

Muito interessante seu blog. Legal a sua visão sobre o Podcast. Mas eu discordo de uma coisa... Alunos e professores sempre tiveram vínculos, e não acho preciso tecnologia pra uni-los. Acho q devemos unir a tecnologia ao conhecimento, e não substituí-la. Tenho medo que um dia usem essas desculpas para se dizer: não precisamos mais de professores...
Mas entendi seu ponto de vista, e concordo num ponto: que matavilha essas coisas né? Queroum Pod Cast PRA mim! bjos

Joseane Piechnicki disse...

Olá M! rsrsrs
O vínculo a que me referi no post diz respeito a um vínculo virtual. Quando eu citei isso pensei na grande parte do tempo que nossos alunos passam em frente a Internet. Eu penso que o vínculo virtual jamais substituirá o real assim como os professores jamais serão substituídos por máquinas ou simples recursos tecnológicos.
Viva a tecnologia! Mas antes de tudo, viva o ser humano! ;o)

Anônimo disse...

Também concordo com o José e espero não me enganar!!!
Parabéns pelo espaço e pelos textos tão interessantes!
Um abraço amigo,
Daniela Mann

Anônimo disse...

AH AH AH AH AH
Você é a Jose!!!!
Nesse caso estou concordando consigo! Pois eu não tinha entendido,porque o comentário até estava em sintonia com o artigo mas agora após pesquisar mais um pouco o seu blog é que percebi que o comentário é mesmo seu!
AH AH AH AH
Beijinhos

Anônimo disse...

;o)))))
Sem problemas!
Prazer em tê-la em meu blog!
Acabei de visitar o seu espaço... Muito bacana, pretendo voltar e explorá-lo com mais calma.

bjo no coração...

Gládis Leal dos Santos disse...

Olá Joseane,

Gosto muito deste seu blog, muitas inforamções e novidades. Falando em pod cast, estamos preparando o segundo programa da Rádio Web de nossa escola.Os alunos estão muito motivados com o projeto.

http://caicmariano.podomatic.com

Bjus
Gládis