BLOGANDO IDEIAS

Este espaço é um pedaço de mim. Um cantinho onde eu posto minhas reflexões voltadas ao uso significativo da Tecnologia na Educação mas, também, onde sem pretensão, organizo minhas ideias e compartilho minha maneira de pensar.

16 agosto 2006

O jornal como recurso formador de leitores críticos


"...o jornal serve de instrumento para que o aluno compreenda as estruturas lingüísticas e a construção de textos, exercitando o raciocínio lógico e desenvolvendo o senso crítico e argumentativo". Julia F. Lopes
Despertar em nossos alunos a vontade de escrever é fundamental, no entanto, mais importante do que isso é fazê-los perceber que através da produção escrita se pode influenciar positiva ou negativamente o público leitor, dependendo somente do senso argumentativo daquele que o produz.
É importante incitar nos estudantes o gosto pela leitura fazendo com que ela seja fonte de prazer e realização pessoal e que mais do que um grupo de palavras, o texto deve ter um objetivo e uma mensagem a ser transmitida ao leitor.
O jornal pode auxiliar significativamente neste processo, já que ele é um meio de comunicação importante e que deve ser utilizado em sala de aula. Cabe ao professor ao permitir que o estudante o conheça mais profundamente, sinta prazer e, ao mesmo tempo, necessidade de lê-lo diariamente.
Assim, a leitura de textos jornalísticos exerce papéis fundamentais no desenvolvimento da criticidade do estudante bem como, na formação de sua identidade pessoal e social. Ao ler um texto jornalístico o leitor (receptor) tem a possibilidade de aceitar ou não as informações ali apresentadas e ainda de refletir, apresentando argumentos favoráreis ou contrários sobre as informações expostas e isso auxilia na formação de cidadãos conscientes e críticos capazes de contribuir significativamente na sociedade.

Nenhum comentário: