BLOGANDO IDEIAS

Este espaço é um pedaço de mim. Um cantinho onde eu posto minhas reflexões voltadas ao uso significativo da Tecnologia na Educação mas, também, onde sem pretensão, organizo minhas ideias e compartilho minha maneira de pensar.

26 julho 2006

Arte é comunicação!

By Eliane Scaff
Pincéis, tintas e telas dão lugar aos mouses, softwares de edição de imagens e telas virtuais. Inúmeros artistas despontam retratando através dos recursos tecnológicos o contexto histórico, a que atualmente estão inseridos, expressando através das imagens: sentimentos, desejos, fatos verídicos. E assim como no real, no virtual também se formam inúmeras comunidades que têm como principal objetivo explorar e divulgar uma nova forma de se fazer a Arte, a qual, se utiliza de recursos tecnológicos para a sua produção e também para sua publicação. Além da possibilidade de se produzir e publicar obras digitais na Web, também é possível visitar produções de artistas consagrados através dos Museus Virtuais. Através de um clique o visitante pode conhecer e realizar uma verdadeira viagem ao mundo da Arte.
Os Museus Virtuais se diferenciam pela facilidade de acesso. Eles têm a significativa vantagem de permitir que o visitante sem sair do lugar, e também, sem pagar nada por isso, contemple as obras através da tela do computador.
Sendo o blog um recurso que permite, além da inserção de textos, disponibilizar em ambiente on-line imagens dos mais diversos formatos é possível encontrar na Web inúmeros blogs e flogs voltados especificamente à Arte. São artistas que encontram neste recurso a possibilidade de mostrar, de maneira informal, todo o trabalho que até então, estava no anonimato.
Deixo aqui a minha sugestão: o flog de minha amiga Eliane Scaff ( http://www.artes.myflog.com.br) de Curitiba e também lanço um desafio. Que tal um garimpo pela Web em busca de novos artistas? O desafio está lançado ;-) .

8 comentários:

Andrea Toledo disse...

Ei Joseane! Adorei a idéia! Infelizmente não tenho o dom das artes, mas sou uma apreciadora nata. Fantástico o trabalho da Eliane.
Parabéns às duas. Beijo grande.
Andrea Toledo
http://andreatoledo.zip.net

Teresa Pombo Pereira disse...

Olá Joseane. Os seus tutoriais são óptimos (acompanhei as mensagens do Grupo) Vou linkar na minha página que pretenderá apoiar e divulgar a coordenação de projectos TIC que vou iniciar em Setembro.
http://descompetic.googlepages.com/home
Parabéns pelo excelente trabalho!

Anônimo disse...

Quando eu voltar aqui vou visitar o site indicado. No momento, registro mais uma presença e deixo beijos no coração.

Joseane Piechnicki disse...

hehehehehe
Confundiu-me também!
Que tal:
comnunicação<=>arte
;-)
Muito bom conhecê-lo...
Qqr coisa é só chamar...
bjs

Anônimo disse...

Visitei, como prometido, o site indicado e, de fato, encontrei coisas belíssimas por lá.

Jozemar Robassa Júnior disse...

oi joseane

sobre a televisão vou sugerir que você procure conhecer sobre a SINDROME DO PENSAMENTO ACELERADO. Eu estou para pegar o livro.

Joseane Piechnicki disse...

Oi Jozemar,
Acho que vc se confundiu...rs O endereço do meu blog do PROA é http://diariodebordo-ufrgs.blogspot.com , blz?
Mas aí vai minha contribuição sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado:

Oi Jozemar!
Já ouvi falar da Síndrome do Pensamento Acelerado! (SPA) No ano passado cheguei a pensar que estava sendo vítima dela. Mas a coisa é séria. Olha o que o Augusto Cury falou sobre o assunto em uma entrevista:

Cury aponta o excesso de estímulo da TV, de conhecimento como a nova mudança nos paradigmas educacionais. “O estímulo dobra a cada cinco anos o que acontecia a cada 200 anos” diz. Além disso, para ele, a paranóia do consumo e da estética estimulou os fenômenos. “São eles que lêem a memória e constróem cadeias de pensamentos, produzindo uma nova síndrome chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)”, afirma Cury complementando que, no mundo todos cometem um crime contra a mente das crianças, dos adolescentes. “O SPA é caracterizado por baixa concentração, dificuldade em lidar com estímulos da rotina diária, irritabilidade, esquecimento, ansiedade intensa”. No livro, o autor grita a dezenas de países, onde a obra está sendo publicada, que a sociedade moderna comete um grave crime contra a juventude mundial. “Temos que reiventar a educação”, afirma.

http://www2.jornaldotocantins.com.br/anteriores/02set2004/artevida/1.htm

Então: ansiedade=>TV=>Síndrome do pensamento acelerado.
Logo sai um mapa conceitual aqui...rs
Olha como está nosso projeto: http://proavirtualg51.pbwiki.com
Bjos

gisele disse...

Oi, jô!!
Nossa teu blog tá demais!
Estes dias já estive por aqui mas não deu tempo de deixar recado....rsrsr li td o blog aí qd vi já era muito tarde e o sono nem me deixava pensar direito.
Hoje tô passando c mais calma.
Adorei os tutoriais e dicas de sites.
Que Deus abençoe sua generosidade em compartilhar conhecimentos.
Bjs e sucesso
Gi