Falar em dependência das inovações tecnológicas na atualidade e refletir sobre ela é fundamental. A cada dia que passa e sem que, muitas vezes percebamos, a tecnologia vem se fazendo presente em nossa vida facilitando nossos afazeres diários, contribuindo com nossa qualidade de vida e com o nosso trabalho.
No trabalho docente não poderia ser diferente. Em meio ao envolvimento das crianças, dos jovens e adolescentes com os aparatos tecnológicos encontram-se muitos professores despreparados e ainda, resistentes a tecnologia. Este diferencial é, sem dúvida, desfavorável para o professor pois, professores e alunos vão tornando-se distantes o que pode dificultar o processo ensino-aprendizagem por conta das aulas tradicionais e desmotivadoras.
É importante que os profissionais da educação se envolvam no processo de adequação dos recursos tecnológicos, não somente, adequação técnica mas, principalmente pedagógica, buscando conhecer os recursos que a escola possui e refletindo sobre a utilização pedagógica dos mesmos.
Cabe ainda, às Instituições de Ensino a promoção de discussões buscando envolver toda a comunidade escolar em práticas pedagógicas significativas fazendo uso de recursos tecnológicos.
Em relação especificamente a utilização do audiovisual vale ressaltar que, como qualquer outro recurso tecnológico, necessita de um planejamento sério e responsável. Sabe-se que muitas vezes esses recursos são utilizados para distrair os alunos quando um determinado professor falta ou nas famosas aulas adiantadas, diminuindo o valor significativo deste importante recurso na prática pedagógica.