BLOGANDO IDEIAS

Este espaço é um pedaço de mim. Um cantinho onde eu posto minhas reflexões voltadas ao uso significativo da Tecnologia na Educação mas, também, onde sem pretensão, organizo minhas ideias e compartilho minha maneira de pensar.

26 julho 2006

Arte é comunicação!

By Eliane Scaff
Pincéis, tintas e telas dão lugar aos mouses, softwares de edição de imagens e telas virtuais. Inúmeros artistas despontam retratando através dos recursos tecnológicos o contexto histórico, a que atualmente estão inseridos, expressando através das imagens: sentimentos, desejos, fatos verídicos. E assim como no real, no virtual também se formam inúmeras comunidades que têm como principal objetivo explorar e divulgar uma nova forma de se fazer a Arte, a qual, se utiliza de recursos tecnológicos para a sua produção e também para sua publicação. Além da possibilidade de se produzir e publicar obras digitais na Web, também é possível visitar produções de artistas consagrados através dos Museus Virtuais. Através de um clique o visitante pode conhecer e realizar uma verdadeira viagem ao mundo da Arte.
Os Museus Virtuais se diferenciam pela facilidade de acesso. Eles têm a significativa vantagem de permitir que o visitante sem sair do lugar, e também, sem pagar nada por isso, contemple as obras através da tela do computador.
Sendo o blog um recurso que permite, além da inserção de textos, disponibilizar em ambiente on-line imagens dos mais diversos formatos é possível encontrar na Web inúmeros blogs e flogs voltados especificamente à Arte. São artistas que encontram neste recurso a possibilidade de mostrar, de maneira informal, todo o trabalho que até então, estava no anonimato.
Deixo aqui a minha sugestão: o flog de minha amiga Eliane Scaff ( http://www.artes.myflog.com.br) de Curitiba e também lanço um desafio. Que tal um garimpo pela Web em busca de novos artistas? O desafio está lançado ;-) .

09 julho 2006

Pés no chão


Esta semana, ao iniciar a leitura do livro "Educação na Cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagens" de Andrea Cecilia Ramal, vieram a tona inúmeras reflexões. Uma delas, voltada a discussões sobre como atingir as escolas quando o assunto é a utilização dos recursos tecnológicos.
Sabemos das inúmeras dificuldades que as escolas enfrentam diariamente, quando o assunto é a utilização significativa destes recursos, como um colega professor (meu orientador! ;-)) disse esta semana: - "a tecnologia é uma faca de dois gumes", no entanto, ao meu ver, temos diante de nós duas situações: discutirmos os problemas e as dificuldades fazendo com que eles/elas aumentem, se tornem empecilhos e dificultem assim, nosso trabalho ou, simplesmente "arregaçarmos as mangas" e colocarmos em prática aquilo que acreditamos ser viável, possível e que pode ser um diferencial na prática pedagógica. Prefiro continuar acreditando, mantendo meu entusiasmo e tentando fazer a diferença a medida que for possível. Refletindo e discutindo sim, mas diante de resultados reais e não de possíveis resultados.
"...com os pés no chão, os dedos no teclado e a cabeça nas estrelas!"

07 junho 2006

Reflexão

Recebi esta mensagem de uma amiga especial. Como gosto de compartilhar tudo o que de bom aparece e acontece em minha vida, divido com vocês os gostosos segundos que a leitura desta mensagem proporcionou.

23 maio 2006

Oficinas de blogs para professores e alunos


Esta semana está sendo marcada por intensas reflexões e discussões sobre a aplicabilidade pedagógica do Blog. Isso porque na próxima semana estaremos ministrando as oficinas: "Pedagogia do Blog" e "Blogando Com Ciência" no II Educação Com Ciência, na cidade de Maringá, a primeira voltada para professores e a segunda para alunos. Minhas companheiras e eu estamos ansiosas, acreditando que será uma experiência bastante enriquecedora e produtiva já que, teremos a oportunidade de discutir sobre o uso do blog na Educação com professores que estão atuando em sala de aula. Com certeza, quando retornarmos teremos muita coisa boa para compartilhar. Na próxima semana, disponibilizaremos os endereços dos blogs para que todos possam participar comentando/incentivando as produções dos participantes.

Aguardem as novidades!

06 abril 2006

Cada um é cada um!


Estou participando da 4ª sessão do “Fórum permanente de controle e fiscalização do Fundef”. Discussões e reflexões marcaram o dia e eu, como tenho um hábito de linkar uma idéia a outra, o que é comum a muitas pessoas, viajei ao ouvir um simples, porém significativo, comentário do palestrante:
- “Cada um é cada um”.
A partir daí iniciei uma viagem pelos mares das diferenças...

Bendita seja a diferença!
É ela que permite a quebra de paradigmas, impulsiona a criatividade, que abre as portas para o novo! Existe algo mais estimulador do que saber que nada nem ninguém está pronto e acabado? Que somos únicos? (IM) Perfeitos? Marcados por nossas (IM) Potencialidades?
A diferença existe para que haja a busca e o crescimento. Sem ela a vida não teria graça, não teria sabor, nem cor, nem sonhos, nem viagens.

O legal é fazer a diferença através de nossas diferenças!
Você faz? ;o)

16 fevereiro 2006

Dinamizando o ensino através do Podcast

Envolver os alunos a assuntos que não chamam sua atenção em sala de aula é um desafio que o professor enfrenta diariamente. Sobrecarregar os alunos com fórmulas, longos questionários e o tão conhecido “decoreba” são situações que sufocam e desestimulam os alunos, já que estes, estão atualmente encantados com o mundo virtual, com jogos eletrônicos e de RPG, com as facilidades e as novidades do mundo moderno. Mais do que se preocupar com os conteúdos que devem ser apresentados para os alunos, o professor deve se preocupar com a forma que irá fazer isso. É, de certa forma incoerente, fazer uso de uma lousa se o aluno passa horas em frente a um computador conhecendo o mundo através da Internet. Assim, é preciso envolver os alunos criando situações de produção, interação e publicação sem que isso seja uma carga pesada a ser carregada.

Atualmente inúmeros recursos despontam facilitando este processo. Dentre eles, o podcast vem chamando a atenção de estudiosos. Este, possibilita que arquivos em áudio sejam publicados na Internet e também, que outras pessoas interajam criando comunidades virtuais na Web. O podcast vem ganhando uma especial atenção pelo potencial e excelentes resultados observados em diversas áreas, inclusive na área educacional, são professores e alunos que colocam suas vozes na web aprendendo e ensinando de maneira divertida e estimuladora. É possível citar programas /projetos de sucesso na Educação, um deles, que merece destaque é o EscolaBR (site do professor Eziquiel Menta) que além de produzir o próprio programa também, juntamente com outros parceiros, disponibilizam através do Projeto Podescola, espaço para que qualquer professor, interessado em realizar um projeto em sua escola, possa obter o seu espaço gratuitamente.

Existem inúmeras possibilidades de aplicação deste recurso em sala de aula, no entanto, é importante que o professor esteja disposto a enfrentar novos desafios possibilitando a produção colaborativa o que sem dúvida, trará como fruto o crescimento mútuo. Testar o equipamento a ser utilizado, escolher um editor de áudio e descobrir as possibilidade que ele oferece, planejar detalhadamente o seu projeto são alguns passos necessários e que devem ser seguidos antes de propor um projeto com o podcast na escola. Fazendo uso do podcast é possível criar uma rádio em sua escola, um momento literário (utilizando produções de poesias, crônicas, etc.), um espaço artístico (descobrindo talentos musicais) e tudo o que a sua imaginação e a de seus alunos permitirem.

Propor um trabalho com Podcast em uma escola pode surpreender e os resultados podem ser percebidos rapidamente. Os alunos sentem-se motivados e mais valorizados e se dedicam em suas produções pois sabem que estas serão publicadas na Web, além disso desenvolvem a oralidade, a escrita e também o relacionamento interpessoal, já que através de comentários eles podem interagir uns com os outros.

Fazer uso do Podcast na Educação é um doce desafio! Desafio que permite que professor e aluno criem um vínculo, e este é, sem dúvida, fundamental na construção do conhecimento.

13 fevereiro 2006

Blog: ferramenta de produção, comunicação e publicação virtual


O blog é uma página da web atualizada freqüentemente. De forma cronológica o "blogueiro" insere sua postagem relatando o que fez de interessante em seu dia, escreve poesias, insere músicas enfim, tudo o que a imaginação do autor permitir. Ao fazer uso de um blog o autor expõe a necessidade de compartilhar com os outros suas descobertas e também, si próprio pois, através de suas postagens e do script do seu blog é possível, mesmo sem conhecê-lo, estabelecer o seu perfil.


Atualmente os blogs despontam como um forte recurso dentro de sala de aula. Inúmeras possibilidades de utilização levam o professor a ter o seu blog e também a utilizá-lo como um recurso a mais. Além de ser um rico instrumento na publicação do material produzido pelos alunos o blog, possibilita a interação entre professor-aluno, aluno-aluno, aluno-professor e ainda, a interação com a comunidade em geral. Quando o blogueiro publica sua produção, sua idéia, sua descoberta em um blog ele pode também permitir que estas sejam comentadas por quem o visite e sinta vontade de expor sua opinião diante do relato ou então, contribuir acrescentando algo ao exposto.


Tratando-se especificamente da Língua Portuguesa o blog pode ser um meio de aguçar o interesse do aluno diante do conteúdo exposto auxiliando-o na interpretação, produção e publicação textual e ainda, no desenvolvimento de sua criticidade visto que, através de textos opinativos se podem realizar atividades em que seja explorado o individualismo.

É necessário criar situações de produção além das já realizadas pelo aluno no mundo virtual e expor as inúmeras possibilidades que a linguagem pode ser utilizada.Que tal utilizar o blog como meio de comunicação, possibilitando a interação e a publicação de notícias de sua sala de aula, escola ou cidade? Dessa forma você professor possibilitará o encontro do aluno com o mundo jornalístico, onde o blog será a ferramenta de publicação das produções.

E então? Disposto (a) a encarar o desafio?

Que tal fazer parte desta grande comunidade virtual?


O blog – diário virtual da internet vem conquistando os internautas principalmente pela facilidade no envio das informações para a Web. Inúmeros usuários fazem uso deste serviço o qual encontra-se disponível gratuitamente na Web. Para possuir o seu espaço é fácil e rápido, basta apenas realizar um cadastro em um provedor que ofereça o serviço. O Blogger ( www.blogger.com) e a Uol (www.uol.com.br) são os sites mais utilizados e solicitam somente que, o usuário interessado em adquirir seu espaço, tenha uma conta de e-mail. Assim, através de uma conta de e-mail qualquer pessoa pode realizar o cadastro. Importante salientar que antes de se criar um blog é importante que ele seja previamente planejado.
Questões como:
Que assunto você irá tratar em seu blog? A que público ele se destina? Sua turma de alunos irá realizar as postagens? Devem ser pensadas antes de colocar o seu blog no ar.
Depois disso é só realizar o cadastro e escolher um modelo.
A escolha do modelo pode se dar de 3 formas:
* Fazendo uso de um modelo pronto sugerido no próprio site;
* Através de um site especializado em modelos de templates para blogs, ou ainda:
* Criando o seu próprio template através de um editor de páginas, para isso basta que você coloque os códigos em html no espaço destinado, no próprio site em que estiver efetuando o cadastro.
Depois disso você já pode iniciar as suas postagens! Lembrando que além disso o seu blog pode ser comentado por outras pessoas. É isso que o enriquece ainda mais! A participação de outras pessoas em seu espaço criando e fortalecendo um verdadeira comunidade virtual!!!

30 janeiro 2006

Diariamente, tecnologia...

É impressionante como a tecnologia se faz presente de maneira tão intensa em nossa vida. Desde o momento em que levantamos ou melhor, até quando estamos dormindo fazemos uso dela. É possível, sem pensar muito, citar inúmeros recursos tecnológicos que utilizamos desde o momento que acordamos até nos dirigirmos ao trabalho. Que tal tentarmos? O vaso sanitário, a escova de dentes, o creme dental, a xícara, a roupa que vestimos, a chave, a porta que abrimos, o ônibus ou o automóvel que utilizamos... Tenho certeza que muita coisa ficou para trás, impossível lembrar e citar tudo. Não é diferente quando nos referimos à mídia. Muitas vezes estamos tão acostumados à ela que nem se quer percebemos que a estamos utilizando; lemos as notícias do jornal, acessamos nosso e-mail, conferimos a bula de um remédio, assistimos o noticiário matinal; na rua, observamos o outdoor, o panfleto de propaganda de um lava car. Através destes exemplos é possível afirmar que a tecnologia e a mídia estão inseridas em nossas vidas, é impossível ignorá-las, devemos sim, fazer uso de todos estes recursos de maneira saudável, de forma que eles venham suprir nossas necessidades familiares, educacionais, culturais, técnicas, melhorando assim nossa qualidade de vida.

15 janeiro 2006

Cultuar o hábito da leitura

Segundo Rosana Martins de Souza Araújo, "...ler é adentrar outros mundos possíveis. É questionar a realidade para compreendê-la melhor, é distanciar-se do texto e assumir uma postura crítica frente ao que de fato se diz e ao que se quer dizer, é assumir a cidadania no mundo da cultura escrita".
Através da leitura é possível enriquecer o vocabulário, escrever melhor, desenvolver o senso crítico além de conhecer lugares e novas culturas sem precisar, se quer, sair do lugar. A leitura "bem feita" é um exercício interior capaz de colocar em ação os sentimentos, a imaginação, a memória; é capaz de envolver o leitor em um mundo desconhecido e aproximá-lo daquilo que, com os olhos, não se pode ver.Infelizmente, o hábito da leitura ainda é algo distante da realidade de muitos, ela é vista como algo que exige sacrifício, o que na maioria das vezes, se dá em virtude da maneira com que a leitura foi apresentada à criança no início de sua vida escolar. Assim, para muitos, produzir textos e interpretá-los acaba se tornando um desafio que não se tem certeza se será vencido.
Enfatizo nesta reflexão a necessidade de aguçar e cultuar em nossos alunos o hábito da leitura. Para isso, é importante criar métodos inovadores que apresentem a leitura de maneira atraente e convidativa pois, além da leitura auxiliar no processo de desenvolvimento da criticidade, capacidade de interpretação, oralidade, argumentação, ela também proporciona momentos de prazer, afinal, quem lê viaja...

13 janeiro 2006

Arriscar-se...

A Internet pode auxiliar muito dentro e fora de sala de aula, no entanto, é importante que o professor esteja consciente de que o primeiro passo é a sua própria inclusão digital. Para que isso se efetive, nada melhor do que explorar os inúmeros recursos que a internet dispõe. Isso pode se iniciar de maneira prazerosa e divertida. Ao pesquisar jogos, explorar softwares, fazer parte de ambientes de interação e comunicação, por exemplo, o professor tem a oportunidade de descobrir e também estabelecer um contato mais próximo com os espaços da Web, o que será fundamental, pois só depois de estabelecido este contato que o professor perceberá que possui em suas mãos um rico recurso, capaz de proporcionar pesquisa, interação e publicação das produções realizadas em sala de aula. Sabe-se que crianças e adolescentes estão invadindo a web através dos blogs e fotologs. Assim, o professor tem ao seu dispor uma oportunidade de se aproximar de seus alunos. Que tal tomá-los como ponto de partida e criar um blog para relatar as experiências vividas em sala de aula? Estes recursos estão disponíveis gratuitamente na web. Fazendo isso, professor e alunos criarão um vínculo além da sala de aula e poderão, inclusive, compartilhar experiências, por que não? Aprender juntos...Deixar-se envolver pelas tecnologias que atualmente dispomos é, sem dúvida, um doce desafio. Estes estão a nosso dispor para serem utilizados e servirem como ferramenta de incentivo e motivação para nossos alunos tornando o processo ensino-aprendizagem ainda mais rico e prazeroso. Professor e aluno devem permitir essa construção juntos. É preciso, no entanto, dar o primeiro passo e arriscar-se...