Envolver os alunos a assuntos que não chamam sua atenção em sala de aula é um desafio que o professor enfrenta diariamente. Sobrecarregar os alunos com fórmulas, longos questionários e o tão conhecido “decoreba” são situações que sufocam e desestimulam os alunos, já que estes, estão atualmente encantados com o mundo virtual, com jogos eletrônicos e de RPG, com as facilidades e as novidades do mundo moderno. Mais do que se preocupar com os conteúdos que devem ser apresentados para os alunos, o professor deve se preocupar com a forma que irá fazer isso. É, de certa forma incoerente, fazer uso de uma lousa se o aluno passa horas em frente a um computador conhecendo o mundo através da Internet. Assim, é preciso envolver os alunos criando situações de produção, interação e publicação sem que isso seja uma carga pesada a ser carregada.
Atualmente inúmeros recursos despontam facilitando este processo. Dentre eles, o podcast vem chamando a atenção de estudiosos. Este, possibilita que arquivos em áudio sejam publicados na Internet e também, que outras pessoas interajam criando comunidades virtuais na Web. O podcast vem ganhando uma especial atenção pelo potencial e excelentes resultados observados em diversas áreas, inclusive na área educacional, são professores e alunos que colocam suas vozes na web aprendendo e ensinando de maneira divertida e estimuladora. É possível citar programas /projetos de sucesso na Educação, um deles, que merece destaque é o
EscolaBR (site do professor Eziquiel Menta) que além de produzir o próprio programa também, juntamente com outros parceiros, disponibilizam através do Projeto Podescola, espaço para que qualquer professor, interessado em realizar um projeto em sua escola, possa obter o seu espaço gratuitamente.
Existem inúmeras possibilidades de aplicação deste recurso em sala de aula, no entanto, é importante que o professor esteja disposto a enfrentar novos desafios possibilitando a produção colaborativa o que sem dúvida, trará como fruto o crescimento mútuo. Testar o equipamento a ser utilizado, escolher um editor de áudio e descobrir as possibilidade que ele oferece, planejar detalhadamente o seu projeto são alguns passos necessários e que devem ser seguidos antes de propor um projeto com o podcast na escola. Fazendo uso do podcast é possível criar uma rádio em sua escola, um momento literário (utilizando produções de poesias, crônicas, etc.), um espaço artístico (descobrindo talentos musicais) e tudo o que a sua imaginação e a de seus alunos permitirem.
Propor um trabalho com Podcast em uma escola pode surpreender e os resultados podem ser percebidos rapidamente. Os alunos sentem-se motivados e mais valorizados e se dedicam em suas produções pois sabem que estas serão publicadas na Web, além disso desenvolvem a oralidade, a escrita e também o relacionamento interpessoal, já que através de comentários eles podem interagir uns com os outros.
Fazer uso do Podcast na Educação é um doce desafio! Desafio que permite que professor e aluno criem um vínculo, e este é, sem dúvida, fundamental na construção do conhecimento.